Pular para o conteúdo

Dá pra falar sobre depressão e suicídio?

Você pode pensar que o suicídio é um tema distante. Você pode achar melhor silenciar e não trazer o assunto à tona. Mas é muito provável que alguém perto de você esteja trilhando um caminho escuro, de tristeza e sofrimento, e que, mais cedo ou mais tarde, acabe pensando que a melhor saída é tirar a própria vida. Se esse for o caso, lembre-se que você pode ser a luz que vai guiar pela direção correta. Nesse caminho escuro, você pode ser um clarão que vai trazer alguém de volta à vida.

A cada dia que passa, fica mais claro que falar abertamente, difundir as ideias certas e mostrar que todo sofrimento pode ser superado são estratégias muito mais eficientes no combate à depressão e ao suicídio. Aos poucos, as pessoas estão deixando de lado seus medos e preconceitos e estão começando a falar mais abertamente sobre o tema. Mais que isso, elas estão dispostas a ajudar, estão prontas para contribuir, mas muitas vezes não sabem como.

Nosso papel como gestores públicos é juntar esforços para mostrar que a vida vale a pena. É capacitar pessoas para ajudar aqueles que estão passando por momentos de crise emocional. É auxiliar médicos e psicólogos a fornecerem tratamento adequado. É estar ao lado das pessoas e, com elas, fazer uma opção pela vida.

No combate ao suicídio todos podem ser aliados, a começar por você.Junte-se a nós nessa luta..